ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados

How do medical students defend themselves against anxiety?
Ana Margareth Siqueira Bassols1,2; Guilherme Correa Guimaraes3; Cíntya Kelly M Ogliari3; Sthefano Machado dos Santos3; Bruna Brasil Carneiro3; Vânia Naomi Hirakata4; Luis Augusto Rohde1,2; Cláudio Laks Eizirik5
Páginas: 31 - 42

Resumo

OBJETIVO: A formaçao médica é geradora de ansiedade, tornando os estudantes de medicina vulneráveis a transtornos psiquiátricos, em particular os transtornos de ansiedade. Para lidar com a ansiedade o estudante de medicina lança mao de vários mecanismos de defesa. Objetivou-se avaliar a associaçao entre a presença de sintomas de ansiedade e o estilo defensivo em alunos de uma escola médica pública federal.
MÉTODO: Trata-se de um estudo observacional transversal, de uma amostra de estudantes de medicina, do primeiro e sexto ano, devidamente matriculados e frequentando regularmente as aulas. No presente estudo utilizou-se um questionário sócio-demográfico, o Inventário Beck de Ansiedade e o questionário de estilo defensivo (DSQ-40).
RESULTADOS: Responderam aos questionários 232 alunos, 110 do primeiro ano e 122 do sexto, representando 67,4% do total de alunos matriculados. Em relaçao aos mecanismos de defesa na amostra, as analises multivariadas mostraram que mecanismos de defesa neuróticos e imaturos estavam associados à presença de ansiedade (p < 0,001).
CONCLUSAO: Os dados encontrados no estudo apontam que alunos do curso médico que apresentaram sintomas de ansiedade utilizaram significativamente mais mecanismos de defesa neurótiocos e imaturos do que os que nao tinham esses sintomas. Planos de prevençao, atençao e estratégias de apoio psicológico deveriam ser desenvolvidos para esse grupo, pois os mecanismos de defesa nao parecem ser adaptativos em estudantes de medicina enfrentando ansiedade.

Descritores: Estudantes de Medicina, mecanismos de defesa, ansiedade.